segunda-feira, 16 de abril de 2012

14 itens para lidar melhor com a divisão das tarefas domésticas - para homens

Depois de muito rascunhar, decidi fazer duas listas com alguns itens que aprendi com a convivência em família, dividindo apartamento com colegas e morando com meu noivo. A primeira, que apresento aqui, é para os homens (a lista para mulheres sai em seguida!). Tentei não reclamar demais, apesar de ter um histórico chato com colegas (tenho a sorte de ter um noivo e um pai super conscientes), e fazer com que os chapéus servissem tanto para quem é casado quanto para quem divide a casa com colegas ou mora com os pais. Espero que se identifiquem (ou não) e que levante alguma reflexão! :)


1. Saiba fazer faxina. Mesmo que more sozinho, ou com os pais, porque é um aprendizado para a vida. Uma das coisas mais broxantes para uma mulher é descobrir que um homem aparentemente interessante na verdade é um menino mimado que não sabe organizar a própria casa sozinho.
Se você teve empregada (ou se sua mãe foi sua empregada) a vida inteira, saiba que não há garantias que isso funcione assim para sempre. Além disso, a organização e limpeza da sua casa vão ser alguns dos filtros que as mulheres vão usar para te julgar uma cara legal ou não (acha ruim ser julgado? Vai morar em marte!).

2. FAÇA faxina. Se tiver menos tempo que os outros, tente pelo menos ajudar. As pessoas ao seu redor não são suas babás nem empregadas.

3. Não suje. Você não parece mais macho se movendo como um ogro e manuseando as coisas como se tivesse o dobro da força e do tamanho que tem. Claro que tem gente que é desastrada, mas tem muito homem que derruba, derrama, atira coisas pelo caminho simplesmente porque foi criado com a mãe sempre atrás juntando/limpando a bagunça que ele fazia. Então, se você pretende sair da casa da sua mãe um dia, aprenda a ser cuidadoso, para poupar trabalho para você mesmo e para quem vier a conviver com você.


4. Aprenda a lidar com o fato de que as coisas se sujam sozinhas. Só o fato de ter gente vivendo dentro de uma casa já vai fazer ela sujar, então, não é porque não foi você que sujou que você não precisa ajudar a limpar. Se você é o clássico imbecil da república que molha as mãos no detergente pra lavar só os copos que você usou e deixar o resto sujo porque "não é sua louça", faça o favor de crescer.

5. Aprenda a lidar com o fato de que a faxina não acontece sozinha. Alguém tem que limpar. Se ninguém limpar, vai continuar sujo. Aliás, vai ficar cada vez mais sujo.

6. Não finja que não enxerga quando a casa precisa de faxina. A menos que você queira que @s outr@s habitantes da casa pensem que você tem algum problema mental.

7. Não se esconda atrás da suposta "falta de habilidade" masculina. Isso é uma bobagem enorme. Qualquer um pode ser bom em qualquer coisa, se quiser e se esforçar. Preguiça de aprender é falta de consideração com quem mora com você. Pese o que você acha mais lucrativo: se mexer um pouco e ser o colega/marido amigo, ou não ajudar e ser visto como o folgado da casa.

8. Esteja disposto a aprender. Claro que vocês, homens, não foram educados para manter o lar, como a maioria de nós mulheres, e é provável que realmente saibam menos sobre limpeza. Mas tudo nessa vida pode ser aprendido, só precisa ter boa vontade e prestar atenção.

9. Se você se comprometeu a fazer alguma coisa, faça. Não fique adiando a faxina por dias (a menos que tenha um motivo muito bom). Se te pediram para fazer algo, é provavelmente porque a pessoa já está sobrecarregada, e prometer e não fazer vai fazer você ser visto alguém sem consideração e pouco confiável. Se você não vive numa bolha, sabe o que esse tipo de sentimento faz com uma amizade (ou com um amor).

10. Faça bem feito o que se propuser a fazer. Qual o lucro de gastar o seu tempo para levantar a bunda da cadeira, molhar a mão no detergente, pra fazer as coisas mal-feitas, pela metade? Lembre-se que são espaços e objetos que você mesmo vai utilizar.

11. Reduza o estresse do dia da faxina. Mulheres às vezes se sentem muito pressionadas pela sociedade e pela família a manterem as coisas num estado de perfeição absoluta sem pedir ajuda de ninguém. Então, não pressione. Se você não consegue ajudar com um sorriso no rosto, pelo menos faça quieto, sem ficar resmungando. Não compare o trabalho que está fazendo com o trabalho dos outros milimetricamente, se sentindo escravizado ou injustiçado se alguém precisar de uma pausa.
Cobrar é importante se você acha que alguém está se encostando, mas seja razoável nos critérios. Faxina não pode ser um evento traumático, motivo de brigas toda vez que acontece.

12. Não espere confete. Você vive na casa e ela fica suja, em parte, por causa desse simples fato. Ou seja, varrer o chão ou lavar a louça não são atos de heroísmo e as pessoas ao seu redor não estão sendo ingratas por não te recompensar por ter ajudado. É simplesmente sua obrigação como adulto ajudar a limpar o que você ajudou a sujar - conforme-se com isso.

13. Conforme-se com a necessidade desse trabalho. Como disse Platão, o mundo material é corruptível. Quer dizer, as coisas, depois de limpas, sujam de novo, e portanto têm que ser limpas de novo, e assim sucessivamente será, ao longo de toda a sua vida. Brigando ou não, se estressando ou não, incomodando @s outr@s ou não, a faxina vai ter que ser feita. Como você quer encarar esse momento que vai se repetir tantas vezes ao longo da sua vida?

14. Se adapte à nova realidade da sociedade. Antigamente as mulheres mal podiam sair de casa, o que as obrigava a fazer todo o serviço doméstico, até pra não morrer de tédio. Mas esse tempo passou, e não volta mais, quer você queira quer não, quer você goste ou não. Você pode manter suas certezas irredutíveis a respeito da ordem e dos papéis na sociedade se quiser, mas a verdade é que se você for da minha geração (20-30 anos) ou mais novo, vai ter que se adaptar ao fato de é difícil achar uma mulher da nossa idade que vá ficar feliz em ser sua babá e empregada sem ganhar salário para isso. E quanto mais inflexível você for em querer que as mulheres ao seu redor sejam "como as mulheres de antigamente", maiores as chances de acabar a vida sozinho, sem amig@s e sem amor, e lavando as próprias cuecas. Se adapte ou pereça.

2 comentários:

Fernando Borges disse...

Pois é, as coisas mudaram e precisamos nos adaptar. Eu mesmo sei fazer tudo, mas na maior parte da minha vida quem fazia a maior parte dos afazeres domésticos eram a minha mãe e minha irmã. E foi assim até minha irmã sair de casa. E não é que eu me recusasse a dividir essas tarefas, mas sim que fui criado de forma a ser aliviado dessas responsabilidades. Claro que minha irmã ficava indignada e é compreensível. Hoje percebo a estrutura machista que norteou a forma que fui criado, ao menos nesse aspecto.

E percebo que isso não é só comigo. Todos os meus amigos também foram criados da mesma forma. Mas é como você disse: a nossa geração, 20-30 anos, não pode carregar esse comportamento arcaico adiante.

Ótimo post!

Abraço

Mariana K disse...

Obrigada! :)